quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A escola pública e seus trabalhadores merecem respeito e dignidade!

Professores da rede estadual de ensino, convocados pelo Sindicato APEOC, estiveram na madrugada desta terça-feira no Aeroporto Internacional Pinto Martins conversando com parlamentares cearenses que atuam no Congresso Nacional e que estavam embarcando para Brasília. Os educadores em greve desde o último dia 05/08 solicitaram dos parlamentares apoio na luta pela readequação do Plano de Carreira com base na Lei do Piso Nacional do Magistério, e por um canal de negociação com o governador Cid Gomes. ''Estamos aqui para denunciar que o governador que destruir o Magistério no Estado”, declarou o professor Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC. Pelo anteprojeto do governo, 80% dos professores seriam excluídos do reajuste. O texto extingue até o recebimento de gratificações, por meio de regência de classe, especialização, mestrado e doutorado.

O Sindicato APEOC distribuiu com os políticos e com turistas que deixavam a cidade, uma ''Carta Aberta ao Povo Cearense'' contra o governador Cid Gomes, denunciando a postura do governo que apresentou à categoria anteprojeto que achata o salário e destrói a carreira do magistério. Diz um trecho da “Carta”: “Não podemos deixar que a profissão de professor perca de vez atratividade não só para os que já entraram para a categoria, mas, também e principalmente para nossos jovens estudantes. É hora de toda sociedade CEARENSE cobrar valorização e respeito com a educação e seus trabalhadores. O Governador CID GOMES, com sua imposição de não aplicação do piso e destruição da carreira do magistério, torna-se responsável direto pela interrupção das aulas em nosso estado, pois, a categoria através de seu sindicato utilizou todos os canais possíveis de diálogo e negociação para que as reivindicações dos trabalhadores em educação pudessem ser atendidas.”

Mesmo com o 5° pior salário do país e o 4° da Região Nordeste, apesar do baixo salário, o professor cearense coloca o ensino público do nosso Estado como o melhor do Nordeste, segundo o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado em 2007 para medir a qualidade da educação no Brasil.

Após a panfletagem no Aeroporto Pinto Martins, professores e diretores do Sindicato APEOC foram novamente solicitar o apoio dos deputados estaduais e da presidência daquela casa legislativa. À tarde, o Sindicato APEOC realiza plenária com representantes de escolas e de zonais.

Fonte: Site da Apeoc

Nenhum comentário:

Postar um comentário