domingo, 28 de agosto de 2011

GOVERNADOR ROMPEU O SILÊNCIO

Editorial do Programa Educação em Debate, coordenação do Sindicato – APEOC

A força da mobilização dos trabalhadores em Educação, com apoio dos estudantes e da comunidade escolar (pais e servidores de escola) somada a uma ampla e esclarecedora campanha de sensibilização da sociedade, coordenada pelo do Sindicato – APEOC mostrou à luz da verdade indescritível situação financeira e funcional do professor na escola pública, a exemplo da necessidade de melhoria do ensino e de todo contexto da Educação Básica diante dos baixos salários que percebe o professor no Ceará, o 5º pior do país e tendo o nosso Estado o 4º menor investimento no professor.
A sociedade cearense ficou e agora está consciente de tudo que ocorre na educação de nosso Estado, razão pelo qual presta apoio solidário ao Sindicato – APEOC e a força da união dos professores. Este poder da sociedade sem dúvida sensibilizou o governador Cid Gomes a entender que é necessário investir na educação e, em especial, no professor para colher frutos de uma educação com qualidade.
Em face desse conjunto de esforços coletivos o governador Cid Gomes rompeu o silencio e nesta quinta-feira, 25 de agosto recebeu o Comando de Greve do Sindicato – APEOC, que há 22 dias coordena a paralisação das atividades dos professores na rede estadual de ensino da Educação Básica em nosso Estado.
O próprio governador Cid Gomes assumiu a coordenação da audiência com os professores, afirmando que a reunião não era de negociação, sim, de diálogo e relatou que já havia concedido alguns benefícios aos profissionais do Magistério da Educação Básica e afirmou textualmente: “suspendam a greve que abro o orçamento da Educação para um processo de negociação verificar o que poderá ser aplicado a mais com o pagamento de professores”.
Disse ainda o governador Cid Gomes que, “aquela proposta de carreira funcional que havia sido apresentada pelo governo ao Sindicato – APEOC, em 29 de julho, não mais existe e que as negociações seriam reiniciadas sob um novo patamar e com discussão, inclusive, da reserva de um terço da jornada de atividades extraclasse a ser implantado de forma progressiva”.
O governador Cid Gomes ainda se prontificou assinar Termo de Compromisso junto ao Ministério Público, caso a greve seja suspensa. Assim ocorrendo, o governo não mais enviaria Projeto de Lei à Assembleia Legislativa, enquanto não houvesse consenso com a categoria. Fixou prazo de 30 dias para concluir os trabalhos e, toda negociação teria a participação da categoria a partir de um marco zero para nova etapa de negociação. Tudo foi registrado em termos subscritos, na ocasião, pelo governador Cid Gomes, pelo professor Anízio Melo, do Sindicato – APEOC, pelos parlamentares federais e estaduais presentes, e pelas lideranças do Comando de Greve.
Na tarde de ontem, sexta-feira, o Comanda de Greve decidiu convocar Assembleia Geral para as 15 horas da próxima segunda-feira, 29 de agosto, no Ginásio Aécio de Borba, quando a categoria decidirá pelo fim ou continuidade da greve, após deliberar sobre as novas propostas do governador Cid Gomes.
Contrariando o líder negro norte-americano Martin Luther King, podemos afirmar que o grito da educação assusta a indiferença do Poder Público.

Editorial do Programa Educação em Debate, coordenação do Sindicato – APEOC
Fonte: Apeoc

Nenhum comentário:

Postar um comentário