quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
PRÉ-ESTAÇÃO NO CEARÁ: Moraújo contabiliza perdas depois de chuva com granizo
Chuvas com pedras de gelo são registradas no Interior do Estado nesta época do ano. Agora ocorreu na Zona Norte.
Moraújo. Passados praticamente 48 horas de um fenômeno meteorológico ocorrido neste Município na região Norte, o relatos dos moradores, que viram cair granizo, ainda é cheio de apreensão. Eles contam que foram surpreendidos com chuvas que banharam a cidade no início da tarde de segunda-feira, acompanhada de uma ventania que destelhou casas, arrancou árvores e fez cair o muro de um prédio que era usado como estacionamento.
O relato mais contundente é da artesã Francisca das Chagas Sousa, que mora no fim da Rua 27 de Novembro, principal artéria da cidade. "A chuva veio tão forte que, em poucos minutos, começou a inundar tudo. Saí de casa para o quintal na tentativa de fazer desvio da água e senti pedrinhas caindo nas minhas costas. Quando olhei para o chão, vi umas pequenas pedras de gelo, do tamanho de um caroço de feijão", conta Francisca das Chagas.
Prédio alagado
O vento forte impediu que algumas pessoas deixassem suas casas. "Estava no trabalho e não tive coragem de sair, devido a forte ventania que acompanhava a chuva. O prédio da Secretaria de Saúde ficou alagado", disse o funcionário público Eugênio Souto Angelim. De acordo com o morador Luis Nivaldo, a chuva de granizo começou por volta das 14h e durou cerca de 40 minutos. Apesar do susto não há registro de que alguém tenha sido atingido gravemente com as pedras de gelo.
O fenômeno vem sendo registrado no Estado na mesma época do ano. Em janeiro do ano passado, os moradores da cidade de Tauá, na região dos Inhamus, ficaram admirados com uma chuva de granizo que caiu na cidade, no fim da tarde do dia 10 daquele mês. A precipitação, que começou por volta das 18h, também veio acompanhada de fortes ventos que levaram telhas de lojas e supermercados, provocando a entrada de água nos estabelecimentos.
Em Tauá, várias ruas tiveram problemas por conta da chuva, além da falta de energia, que deixou boa parte da cidade sem iluminação. Em dezembro de 2009, foi a vez dos moradores da cidade de Jardim, no Cariri, ficarem assustados com o fenômeno meteorológico. As pedras de gelo destruíram telhas, amassaram carros, mas não provocaram danos mais graves.
O granizo também acabou atingindo outras cidades da região do Cariri, como Mauriti e Brejo Santo. Houve registro de chuva com gelo na mesma época na cidade do Crato. Na região Norte, na tarde de ontem, a nebulosidade aumentou, e aconteceram chuvas em vários Municípios.
Zona costeira
Chove muito em algumas regiões do Interior do Ceará, principalmente na zona costeira. Os Municípios praianos tiveram as maiores ocorrências. De todo o Estado, a maior precipitação foi em Aquiraz, com 174mm entre terça e quarta-feira. A Fundação Cearense de Ciência e Meteorologia (Funceme) aponta que, embora o que venha causando as chuvas não seja comum neste período, ainda se trata de precipitações de pré-estação, o que não alteram o prognóstico de 2011.
Choveu mais em Aquiraz (174mm), Fortaleza (135mm), Fortim (85mm). "São Municípios litorâneos e essa onda de leste não é comum na pré-estação, e sim na pós-estação, mas pode acontecer", afirma o meteorologista Paulo José, da Funceme, esclarecendo que as fortes chuvas de terça para quarta-feira em Fortaleza e outros Municípios do Litoral Leste e Zona Norte não mudam o prognóstico para 2011. A estação chuvosa deve começar mesmo somente em fevereiro.
As precipitações são causadas por um vórtice ciclônico próximo ao Estado. "Mas têm outros fatores, como a umidade das ondas de convergência do Atlântico Sul. Essas ondas vão do Amazonas até a Bahia, então ajudam a trazer essa umidade. Esses sistemas são passageiros, podem atuar em várias épocas do ano e durar de um a cinco dias", pontua.
Outra região propensa para chuvas, de acordo com a Funceme, é o Maciço de Baturité, também afetado pela pré-estação. Na região jaguaribana, além do Município de Fortim, choveu e o céu ficou nublado em boa parte do dia em Aracati (20,4mm), Morada Nova (12,6mm) e Icapuí 12mm.
Tábua de chuvas
Aquiraz 174mm
Fortaleza 135mm
Fortim 85mm
Eusébio 70mm
Maracanaú 49mm
Pacatuba 35,6mm
Pindoretama 35mm
Caucaia 32mm
Itaitinga 26mm
Cascavel 25mm
Fonte: Funceme
MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura do Município de Moraújo: (88) 3642.1145/ 3642.1212
Fundação Cearense de Ciência e Meteorologia: (85) 3101.1117/ 3101.1126
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário