sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Sob protestos, Egito impõe toque de recolher e aciona o Exército


Medidas, que têm objetivo de conter protestos sem precedentes, são anunciadas após confirmação de prisão domiciliar de ElBaradei.

Por causa de manifestações sem precendentes, o presidente egípcio, Hosni Mubarak, impôs um toque de recolher entre às 18h desta sexta-feira e às 7h de sábado (14h de sexta e 3h de sábado em Brasília) e incumbiu o Exército de se unir à polícia nos esforços de segurança para coibir as marchas contra seu governo. Inicialmente imposto no Cairo, na cidade portuária de Alexandria e em Suez, mais tarde o toque de recolher foi estendido para todas as cidades do país.

As medidas foram a mais dramáticas adotadas pelo governo para reprimir os protestos que começaram na terça-feira e derivaram em caos depois das preces desta sexta-feira.


Polícia tenta conter protestos na ponte Kasr Al Nile, no centro do Cairo, capital do Egito

O anúncio foi feito pouco depois de autoridades das forças de segurança do Egito informarem que o opositor egípcio Mohamed ElBaradei, Prêmio Nobel da Paz em 2005 e ex-chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), está sob prisão domiciliar. A polícia lhe informou que ele não pode deixar sua residência no Cairo depois de ter participado das manifestações.

Os manifestantes lotaram as ruas do Egito, arremessando pedras e entrando em confronto com a polícia, que respondeu com disparos de balas de borracha e de gás lacrimogêneo, nas cenas mais caóticas e violentas já vistas em desafio ao regime de 30 anos de Mubarak.

As cenas de violência durante os choques entre manifestantes e policiais tomaram conta das ruas do Cairo e de ao menos outras nove cidades.


No Cairo, pontes e estradas foram tomadas por manifestantes, que também atearam fogo na sede do governista Partido Nacional Democrático. As imagens da TV mostram o prédio, no centro da capital egípcia, em chamas.

Em Suez, manifestantes invadiram uma delegacia de polícia, roubaram armas e atearam fogo ao prédio. Choques também foram registrados na cidade de Alexandria, com informações de que os manifestantes atearam fogo na sede do governo. Há relatos também de choques em Mansoura e Aswan, assim como Minya, Assiut, Al-Arish e na Península do Sinai.

A confirmação da morte de um manifestante na cidade de Suez elevou para oito o número de vítimas fatais desde o início dos protestos, na terça-feira. Também houve a detenção de mais de mil manifestantes. Hamada Labib el-Sayed, um motorista de 30 anos, morreu com uma bala na cabeça quando a polícia tentava dispersar milhares de manifestantes que atacaram uma delegacia da cidade. Os manifestantes incendiaram oito carros da polícia e um posto policial do bairro de Arbayine.

As manifestações foram inspiradas na onda de protestos que culminou com a queda do presidente da Tunísia Zine el-Abidine Ben Ali, há duas semanas.

Bloqueio da internet e dos celulares

A oposição afirma que autoridades egípcias bloquearam serviços de internet e telefones celulares, em uma tentativa de impedir ou dificultar a organização de novos protestos. O governo nega as informações. Há relatos de que centenas de líderes da oposição foram presos de madrugada. Ao menos dez pertenciam à organização Irmandade Muçulmana, banida pelo governo.

Após as rezas de sexta-feira, milhares de pessoas seguiram a um chamado da oposição e se juntaram a protestos no centro do Cairo e de outras cidades egípcias, para pedir o fim dos 30 anos do governo Mubarak, aos gritos de "abaixo Mubarak" e "o povo quer que o regime caia".

Em vários locais, a polícia antichoques respondeu atirando balas de borracha, além de bombas de efeito moral e jatos d'água. Em uma praça perto de uma mesquita no bairro de Gizé, partidários de ElBaradei foram espancados pela polícia. Eles foram agredidos, segundo a imprensa local, ao tentar proteger ElBaradei, que chegou ao Cairo na quinta-feira para se juntar às manifestações.

Manifestantes também se reuniram em frente à mesquita Al-Azhar e perto de um das residências do presidente na capital.

A operadora de celulares Vodafone Egypt disse em nota: "Todas as operadores de celular no Egito foram instruídas a suspender seus serviços em áreas slecionadas. De acordo com a legislação egípcia, as autoridades têm o direito de emitir tal ordem e nós somos obrigados a cumprir."

Aberto ao diálogo

Horas antes do início dos protestos desta sexta-feira, o governo afirmou que estava aberto ao diálogo com a oposição, mas advertiu que tomaria "medidas decisivas".

O presidente americano, Barack Obama, descreveu os protestos como o resultado de "frustrações reprimidas" e disse que frequentemente sugeriu a Mubarak realizar reformas. Obama afirmou ter pedido ao governo e aos manifestantes que não recorram à violência.

Na noite de quinta-feira, sites como Facebook ou Twitter começaram a apresentar problemas, assim como o envio de mensagens por celular. Um internauta do Cairo, que pediu para se manter anônimo, disse à BBC que as mensagens de celular não estavam sendo recebidas.

O presidente Hosni Mubarak, que está no poder desde 1981, não foi visto em público desde o início das manifestações. A BBC apurou que chefes dos serviços de segurança teriam dito a Mubarak, de 82 anos, que podem conter qualquer excesso nas manifestações desta sexta-feira.

O governo do Egito quase não dá espaço a posições contrárias, e manifestações da oposição são frequentemente proibidas.

Fonte: IG Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário