quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

IBGE – Miséria diminui, mas desigualdade continua

A melhoria das condições de vida de parte importante da população e a potencialidade do território brasileiro marcaram a dinâmica social e geográfica do país nos últimos 10 anos. A conclusão é do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, lançado nesta terça-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A obra reúne informações levantadas por instituições públicas e traz um panorama geográfico do país atualizado com dados da última década. O documento trata, entre outros temas, da inserção do Brasil no contexto internacional, de meio ambiente, saneamento, diversidade cultural e densidade demográfica.

É dado destaque ao valor estratégico do território brasileiro ante preocupações com a escassez de energia e o aquecimento global, já que o país dispõe de uma matriz energética variada, com o petróleo e a hidroeletricidade, além do investimento na produção de biocombustíveis e em outras fontes renováveis, como a solar e a eólica.“O Brasil também atende à preocupação global quanto à produção e demanda de alimentos como talvez o maior exportador de grãos”, diz o texto.

Quanto à dinâmica social, o atlas chama a atenção para “transformações significativas” advindas de políticas de bolsas e de difusão do crédito. “Criaram-se as classes C e D, cujo consumo ampliou o mercado interno”, exemplifica o documento. No entanto, embora a miséria tenha sido reduzida e muitas pessoas vivam hoje em condições melhores graças ao crescimento do emprego formal e da expansão das bolsas e do crédito, o estudo afirma que “quase metade da população brasileira permanece sem acesso à rede de esgoto, um indicador de pobreza, tendo em vista seu impacto sobre a saúde humana”.

Além disso, recorda que as desigualdades regionais de desenvolvimento ainda não foram “plenamente vencidas”. “A logística do território implementada pelas corporações e orientada para as exportações revigorou a diferenciação entre o litoral e o interior, e entre as metades Sul e Norte do país”, diz o atlas.”

Fonte: (R7.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário