segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

PREPARATIVOS: Eleita quer desfilar sozinha


Sósias de Dilma Rousseff e de Michel Temer participaram do ensaio geral da cerimônia de posse

Brasília. No desfile em carro aberto no dia de sua posse na Presidência da República, Dilma Rousseff não terá a companhia de nenhum familiar. A presidente eleita comunicou ao cerimonial responsável pela posse que não pretende desfilar no Rolls-Royce presidencial acompanhada da mãe ou da filha.

Tradicionalmente, o presidente desfila ao lado da esposa pela Esplanada dos Ministérios. Como Dilma não é casada, a petista preferiu estar sozinha nos minutos que antecedem sua posse no cargo.

Em outro carro aberto, logo atrás de Dilma, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) vai desfilar acompanhado da esposa. Todos ganharam sósias ontem, durante o ensaio geral da posse realizado na Esplanada dos Ministérios.

O cerimonial vai deixar à disposição dois carros fechados caso haja chuva na capital federal no dia da posse. Da Catedral, Dilma e Temer seguirão em desfile até o Congresso, onde serão oficialmente empossados.

Em seguida, eles vão para o Palácio do Planalto, onde serão recebidos pelo presidente Lula. O petista vai passar a faixa presidencial no parlatório do Palácio, mas a cerimônia pode ser transferida para o interior do prédio se chover. Além de Lula, Dilma, Temer e as respectivas esposas, a presença do vice-presidente José Alencar é esperada pelo cerimonial, embora ele esteja internado em estado grave no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Dilma encerra os eventos da posse no Palácio do Itamaraty, onde será oferecido coquetel aos convidados. Até agora, 12 chefes de Estado já confirmaram presença na posse, a maioria de países da América do Sul. A expectativa do Ministério das Relações Exteriores é que 30 autoridades internacionais estejam presentes na posse, entre elas a Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.

Ontem, no ensaio, o imprevisto esteve em torno do Rolls-Royce, que demorou a pegar. No desfile em carro aberto pela Esplanada, Dilma será escoltada por seis mulheres agentes da Polícia Federal. A escolha foi da própria presidente eleita.

A expectativa do cerimonial é que 20 mil pessoas acompanhem as festividades.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário