José Alencar passa por "momento mais difícil" desde que iniciou o tratamento, dizem os médicos
FOTO: KIKO SILVA (30/11/2009)
São Paulo. O vice-presidente da República, José Alencar, foi submetido ontem a uma operação de urgência, para contornar uma hemorragia digestiva grave. O procedimento aconteceu no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Depois de quase três horas de cirurgia, os médicos desistiram de retirar o tumor que provoca a hemorragia. Os médicos concluíram que seria muito arriscado continuar com a cirurgia e decidiram que vão tentar controlar a hemorragia com medicamentos e bolsas de sangue.
Segundo o médico Raul Cutait, a operação sofrida pelo vice-presidente no mês passado impediu que os médicos chegassem ao tumor.
O médico disse que o melhor neste momento é esperar o sangramento parar. Cutait afirmou, que por conta do fracasso de ontem e da outra operação, Alencar não deve passar por uma nova cirurgia, pelo menos nos próximos meses.
Antes de ser operado, ele passou por transfusões de sangue. Ontem, Alencar também esteve no hospital para transfusões. A mulher do vice, Mariza Campos Gomes da Silva, está no hospital, acompanhando o marido.
Alencar voltou a ser internado ontem, seis dias após ter recebido alta.
O vice luta desde 1997 contra o câncer, depois de realizar um check-up em que foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago. Em 2000, uma nova cirurgia retirou um tumor na próstata. Depois da remoção de outros nódulos no abdômen, Alencar foi diagnosticado com câncer no intestino. Com a de ontem, ele foi submetido a 17 cirurgias nos últimos 13 anos.
No último dia 27, Alencar foi operado para desobstruir o intestino. A cirurgia durou cinco horas e resultou na extração de dois nódulos e 20 centímetros de seu intestino delgado.
No final do procedimento, ele chegou a sofrer uma arritmia cardíaca, que foi revertida. Na semana passada, o presidente Lula prestou homenagem a seu vice, em evento no Palácio do Planalto para apresentar um balanço dos oito anos de governo de ambos. Lula disse: "Duvido que algum governante tenha um vice melhor que José Alencar". "Um grande empresário e um médio sindicalista fizeram pelo Brasil o que muitos que achavam que sabiam não fizeram", afirmou o presidente.
Fonte: Jornal Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário