quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

OFICIALIZADO: Dilma define os 37 ministros

Clique para Ampliar

A presidente eleita triplicou o número de mulheres: eram três, agora são nove; manteve dez ministros de Lula

Brasília - A presidente eleita, Dilma Rousseff, convidou a deputada Iriny Lopes (PT-ES) para comandar a Secretaria das Mulheres e o deputado eleito Afonso Florence (PT-BA) para o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Os nomes foram formalizados na manhã de ontem. Os dois petistas fecham os 37 ministros que tomam posse ao lado de Dilma no dia 1º de janeiro de 2011. Nenhuma nova pasta foi criada.

O PT ficará com quase a metade das pastas da Esplanada - 17. Também controlará o maior orçamento livre, R$ 56 bilhões em valores de 2010. O PMDB, do vice Michel Temer, ficou com seis pastas, mas perdeu peso político.

O PSB fechou sua cota sem conseguir aumentar seu espaço. Ciro Gomes também não entrou no primeiro escalão.

Na negociação, prevaleceu um dos desenhos iniciais, com duas pastas. Na Integração, com Bezerra Coelho, indicado pelo governador de Pernambuco e presidente do partido, Eduardo Campos, e Portos com Cristino, indicado por Cid Gomes. A negociação com o PSB conseguiu ser mais difícil e demorada que as conversas para acomodar o PMDB. Tanto que, nos momentos finais das negociações, Dilma decidiu não juntar a secretaria de Portos com o setor aéreo, como esperava o PSB. PC do B, PR, PP e PDT ficaram com o mesmo espaço conquistado no governo Lula.

Mulheres

Dilma também triplicou o número de mulheres: eram três, agora são nove. Manteve ainda dez ministros de Lula - sendo que alguns foram deslocados - e reconduziu outros três que já fizeram parte da atual gestão, praticamente um terço do total.

Polícia Federal

A presidente eleita Dilma e o futuro ministro da Justiça, deputado José Eduardo Cardozo, devem decidir hoje o nome do novo diretor da Polícia Federal. A escolha terá como base uma lista com três nomes que Cardozo apresentará a Dilma.

Na semana passada, o deputado conversou com cinco delegados da cúpula da PF considerados candidatos naturais ao cargo: o diretor de Inteligência, Roberto Troncon, o diretor-executivo Luiz Pontel de Souza, o corregedor-geral Valdinho Jacinto Caetano e os superintendentes em São Paulo, Leandro Coimbra e no Rio Grande do Sul, Ildo Gasparetto.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário