segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Salve o seu emprego em 2011

O Brasil registrou, em 2010, um dos seus mais baixos índices de desemprego, 6.5 %. Esse é um dado de valor inestimável, visto que ele significa, entre outras coisas, o crescente e robusto desenvolvimento do país. Durante décadas, o crescimento sócio-econômico do país foi vegetativo ou simplesmente pífio. O país não gerava novas oportunidades de emprego em número suficiente para os seus cidadãos.

Esse foi um período triste de nossa história e esperamos que ele não se repita nunca mais. Os empresários e os executivos de carreira anunciavam demissões em massa, fábricas eram fechadas e milhares de trabalhadores perambulavam pelas ruas e avenidas à procura de emprego. Como resposta, eles ouviam: “não temos vagas,” “não estamos contratando ninguém,” “não podemos receber o seu currículo,” entre tantas outras declarações que minavam a autoconfiança dos profissionais.

Acompanhei essa realidade de perto em razão de meu ofício – assessorar executivos em transição de carreira. Vi-os chorar copiosamente. Ouvi-os falar sobre os compromissos financeiros que não podiam saldar a tristeza que sentiam de ter de transferir os filhos da escola particular para a pública, escutei-os falar sobre sua grande decepção com o superior imediato e a empresa as quais serviram durante anos. Escutei-os dissertar sobre os problemas no seio familiar em decorrência do prolongado período de desemprego.

Mas, quero frisar também que a despeito de toda a decepção, sofrimento e dor experimentados por esses profissionais, aconselhei inúmeros outros que se mostraram valentes e conscientes de seu momento. Eles encararam a demissão como uma oportunidade ímpar da vida para se renovarem em tudo – física, mental, psicoemocional, social, familiar e espiritualmente. Poderia denominá-los de Fênix Corporativas.

À luz dessa realidade, quero chamar a atenção de todos os meus leitores para um assunto bem específico e que certamente o interessará – Como salvar o seu emprego em 2011?

O motivo? Nenhum profissional nos dias atuais tem garantia de emprego por melhor que seja a situação econômica do país e de sua empresa.

Inúmeros outros fatores podem determinar a sua demissão: fusão, aquisição, transferência de planta industrial para outra região do país ou para o exterior, baixo nível de desempenho, políticas governamentais equivocadas, entre tantos outros.

Portanto, é preciso que o leitor empreenda esforços a fim de manter o seu emprego em 2011.

Eis algumas das medidas sugeridas:

1 - Invista em seu autodesenvolvimento continuamente e amplie o leque de suas habilidades pessoais – comunicação, liderança, planejamento estratégico, formação de equipes de alto desempenho, inteligência cultural, etc.

2 - Mantenha-se atualizado em seu campo de trabalho e em seu segmento mercadológico. Leia e se informe sobre tudo. Além disso, observe o surgimento de novos segmentos, avalie suas competências e não descarte as oportunidades que porventura apareçam ao longo de 2011.

3 - Aprenda com a adversidade e os próprios erros. Se você não aprender com eles, poderá repeti-los. Confúcio, filósofo chinês, 551-479 a.C., Colóquios, disse: “A maior glória do homem não está em não cair nunca, mas em levantar-se sempre depois de uma queda.”

4 - Cuidado com as suas atitudes. Elas dizem muito a seu respeito. Lembre-se também que todas as pessoas ao seu redor estão lhe avaliando a cada segundo. Portanto, não macule a sua imagem e reputação. Seja prudente.

5 - Faça o seu trabalho com paixão. Se o fizer, jamais terá de trabalhar. Ninguém, absolutamente ninguém, avança na carreira e na vida se não tiver uma grande paixão ou sonho. Sublime o seu trabalho.

6 - Apóie o seu chefe em tudo e lembre-se que o seu valor para ele é o de sua utilidade. Esse é um principio valioso na condução de sua carreira.

7 - Jamais adie as coisas que tem de fazer hoje. Não existe coisa pior para um profissional e a sua carreira do que procrastinar. As suas consequências são fatais. Afinal, o caminho do preguiçoso é cercado de espinhos.

8 - Desenvolva sua inteligência cultural, uma vez que você vive em mundo globalizado e competirá com profissionais do mundo inteiro. A sua empresa necessita de cada grama de sua inteligência.

9 - Procure manter uma vida sincronizada. Faça exercícios diariamente. Alimente-se e descanse bem. Supra seu cérebro com boas informações – estude, pesquisa, leia, converse com pessoas cultas e viaje para lugares diferentes. Cultive o bom humor e um espírito jovem. Busque a Deus em todos os instantes de sua vida na forma que o concebe. Ame, ame e ame.

10 - Defenda os interesses de sua empresa. Cuide da sua imagem e da sua reputação no mercado – clientes, fornecedores, credores etc. E tome muito cuidado para não usar os recursos financeiros dos acionistas em seu próprio benefício. Os relatórios de despesas podem ser demolidores de sua carreira e de seu futuro.

Caro leitor, não seja displicente, procrastinador, acomodado, desinformado, desleal e desonesto. Salve o seu emprego em 2011.

Fonte: Gutemberg B. de Macêdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário